Endoscopia em Florianópolis

O QUE É A ENDOSCOPIA?

Endoscopia é um exame voltado para a análise do sistema digestivo — mais especificamente, da chamada parte alta. Ele serve para diagnosticar doenças comuns, como úlcera, gastrite, refluxo e até os diferentes tipos de câncer que podem afetar essa região do organismo.

Além disso, tem uma função importante no diagnóstico de sangramentos, esofagite, hérnia de hiato e mais. Inclusive, pode servir para a identificação da presença da bactéria H.pylori.

Nesse caso, costuma-se retirar uma amostra da parede do estômago para fazer a detecção correta. Assim, além de investigar sintomas, a endoscopia também ajuda na realização de procedimentos cirúrgicos e em biópsias.

O EXAME

O exame de endoscopia é feito por meio da inserção do endoscópio. Esse é um tubo colocado na boca e que desce pela garganta do paciente até chegar ao estômago ou ao local que será analisado. Para isso, há a aplicação de sedativo intravenoso, a fim de evitar náuseas no paciente.

No entanto, a sedação é de curta duração, permanecendo apenas até a conclusão do procedimento — que dura cerca de 15 minutos. Além disso, um protetor de boca é inserido para evitar que o paciente morda o endoscópio. Durante esse período, é feito o monitoramento da frequência cardíaca e da oxigenação.

Para saber como é feita a endoscopia, é preciso entender que a câmera inserida na ponta do endoscópio apresenta imagens em tempo real do aparelho digestivo. Isso permite que o médico analise as condições dos tecidos, remova algum material e tire fotos para uma análise posterior. Dessa forma, é possível chegar a um diagnóstico mais preciso.

RECOMENDAÇÕES

As recomendações para antes do exame dependem da clínica onde você for fazer sua endoscopia, por isso você sempre deve se informar na hora do agendamento. Contudo, de modo geral, criamos um Guia de Preparo para o exame: